Diplomação RTO

A Diplomação em Reabilitação Traumato-Ortopédica (DRTO) caracteriza-se por um programa de estudos dirigido e experiência clínica certificada, onde o participante irá apropriar-se das bases tecnológicas (conhecimentos) e competências, relacionada a habilidades clínicas e diagnósticas em Traumato-ortopedia. As competências fundamentais são: o diagnóstico, prognóstico, prescrição de tratamento, aplicação do tratamento, orientação ao paciente e desenvolvimento de estratégias de prevenção individual e coletiva. A solicitação de exames é fundamental em RTO.

O presente programa promoverá certificação em diplomação em RTO e o egrégio será considerado um diplomado e, portanto, apto ao exercício de bases tecnológicas e competências. Também será certificada a experiência clínica do egrégio.

Diplomação em Traumato-ortopedia

Programa em formato de residência com duração de dois anos e carga horária mínima de 500 h, com comprovação de prática clínica em Reabilitação Traumatológica e Ortopédica. Programa destinado a Fisioterapeutas. O certificado será de Diplomação em RTO. Coordenação: Dra. Gislaine Lenhardt

PEC-RTO -Programa de Ensino Continuado em RTO

Programa em formato de ensino continuado com duração de dois anos e carga horária mínima de 500 h, com comprovação de prática clínica em Reabilitação Traumatológica e Ortopédica. Programa destinado a Fisioterapeutas. O certificado será de Diplomação em RTO. Coordenação: Dr. Pablo Dias

Disciplinas:
1. Clínica Traumato-ortopédica
2. Fundamentos de RTO
3. Solicitação e interpretação de exames complementares
4. Reabilitação Traumato-ortopédica
5. Dry Needling Neuropático e Controle da Dor Musculoesquelética
6. Terapias Manipulativas
7. Diagnóstico e Terapeutica Postural
8. Prática Clínica

Programa de Validação de Títulos, para Diplomação em RTO

Profissionais, já qualificados em Fisioterapia Traumato-ortopédica, com atuação clinica comprovada, podem realizar validação de documentos para a Diplomação em Reabilitação Traumatológica e Ortopédica por validação para membros do ICV.

Etapas da validação:
1 filiação a SBRTO e validação de experiência clínica e formação.
2 Reuniões de orientação
3 Atividades de estudo dirigido
4 Estudo de caso
5 Programa de prevenção e orientação em saúde.
6 Elaboração de vídeo aula . (1 h de vídeo aula)
7 Revisão em Fisiopatologia Musculoesquelética
8 Investigação Diagnóstica em Traumato-ortopedia
Opcional:
9 Laudos e Pareceres

Filiação SBRTO por cinquênio : R$ 500,00. ( Isenta anuidade por cinco anos.) Após a conclusão da validação será cobrada a taxa de emissão do certificado de DIMPLOMAÇÃO EM RTO.