Dry Needling

Dry Needling ou Aguhamento Seco na RTO.

Como uma ferramenta bastante eficaz de controle da dor musculoesquelética o Dry Needling é considerado parte essencial da formação e da atuação profissional do Diplomado em Reabilitação Traumato-ortopédica, pela SBRTO.

A SBRTO referencia a abordagem proposta pela ABRANEEDLING, Associação Brasileira de Dry Needling para formação, segurança e atuação profissional de Fisioterapeutas na técnica.

  

O Dry Needling em Traumato-ortopedia, apresenta 3 modalidades terapeuticas:

  1. Dry Needling Modelo Trigger Points
  2. Dry Needling  Modelo Regenerativo
  3. Dry Needling Modelo Neuropático

A formação em Dry Needling, de acordo com a Associação Brasileira de Dry Needling  classifica-se em quatro níveis:

Formação Básica (FBDN):  para a obtenção da formação básica o aluno deverá realizar o curso nos métodos do modelo trigger point e modelo neuropático, que irão desenvolver agulhamento nos principais músculos e também protocolos de controle da dor musculooesqueletica com Dry needling profundo, este curso deve atender o requisito de no mínimo 30 horas, no  período de no mínimo 3 dias.

Membro Titular (MTDN): para a obtenção do segundo nível, o aluno deverá realizar as atividades complementares e portar o certificado de 60 horas da Abraneedling.

Diplomação Clinica (DCDN): o profissional deverá comprovar 1 ano de experiência clínica de membro titular , e participar do seminário especial de diplomação clínica, de 30 horas presenciais, mais atividades complementares de monografia e confecção de três estudos de caso em artigos.

Diplomação Docente (DDDN):  o profissional deverá ser associado, possuir no mínimo dois anos de experiência clinica e dois anos de experiência docente na área de Dry Needling sob supervisão de uma escola credenciada.

Conheça a Abraneedling