Quiropraxia

QUIROPRAXIA

A Quiropraxia está reconhecidamente associada a SBRTO, como parte do processo de Reabilitação traumato-ortopédica.

   

A quiropraxia no Brasil ainda está em processo de regulamentação. A legitimidade da prática Clínica com qualidade e segurança para a população é uma grande preocupação. Conforme decisões judiciais, a quiropraxia só deve ser empregada por Quiropraxistas Graduados com formação universitária de 4 a 5 anos, (bacharéis) ou mesmo Fisioterapeutas Especializados, (graduados em fisioterapia) com formação complementar em Quiropraxia com pratica clínica. Os Fisioterapeutas atuantes em Quiropraxia, necessitam de uma formação com prática clínica de no mínimo dois anos após o término da faculdade de Fisioterapia (que dura em média 5 anos), totalizando no mínimo 7 anos de estudos, para atuar na área de Quiropraxia.

A formação do Fisioterapeuta em Quiropraxia em programas de Diplomação, Ensino Continuado, Residência ou Diplomação, poderá se estender em até 4 anos após a graduação, nos programas de Diplomação Master, com no mínimo 1500 h de estudo em Quiropraxia, além das 5 mil horas da graduação em Fisioterapia.

Alerta a Sociedade

A SBRTO, não considera segura a prática da Quiropraxia por profissionais não graduados, ou não Fisioterapeutas.  Alerta a sociedade que a Quiropraxia é uma ciência, uma arte e uma filosofia, com base clínica neuro-musculoesquelética.  É importante diferenciar a verdadeira Quiropraxia de outras técnicas manipulativas, como Seitai e outras técnicas orientais que com frequência, enganosamente são chamadas de  Quiropraxia, pois, apresentam uma formação muito distante da preconizada pela ANAFIQ e instituições internacionais que regulam a Quiropraxia. A quiropraxia verdadeira, tem raízes americanas, com formação clínica, radiológica e filosófica bem específicas. Cursos de  três meses à dois anos para leigos são uma grande preocupação, pois muitas vezes a qualidade do programa de ensino e a formação dos professores é duvidosa. Recomendamos o aconselhamento da ANAFIQ, sobre a qualidade da formação na área.

  

A SBRTO, recomenda que a  DIPLOMAÇÂO em QUIROPRAXIA para o Fisioterapeuta seja realizada por escola devidamente credenciada a ANAFIQ

  1. Quiropraxia Clínica
  2. Diversified (Advanced)
  3. Quiropraxia Pediátrica
  4. SOT – Sacro Occipital
  5. Análise de Instrumentação
  6. PEC Quiropraxia
  7. Seminary One
  8. Gonstead Method
  9. Thompson
  10. Espinografia
  11. Saúde da Mulher
  12. TAI – Terapia Ajustiva Instrumental
  13. Terapia Biofísica
  14. Quiropraxia Somatovisceral

O instituto coluna vertebral está devidamente credenciado a ANAFIQ, para o ensino em Quiropraxia. www.colunavertebral.org